domingo, 27 de janeiro de 2008

Lexotan neles


Quando leio a noticia que segue abaixo, fico tentando imaginar a cara de parte da elite brasileira que se espelha e imita tudo que acontece nos Estados Unidos. Racista há quinhentos anos a elite brasileira terá que se internar em tratamento psicológico para entender porque o mundo esta mudando tão rápido, primeiro foi Lula, um nordestino analfabeto como costuma ser tachado pela turma de Ipanema, agora esse tal de Obama.
Depois de uma semana com corte de juros e expectativa dos mercados, o final de semana foi político. Obama ganhou as primárias da Carolina do Sul neste sábado e ganhou muito bem, com larga vantagem sobre Hillary.Ele obteve a maioria dos votos dos afro-americanos e também dos brancos, o que surpreendeu.Nessas primárias quem mais trabalhou na Carolina do Sul foi...Bill Clinton. Sim, enquanto Hillary já estava trabalhando nos estados da super terça. A estratégia não deu certo.
Foi uma vitória importante para Obama, para garantir apoios e recursos. A máquina do partido democrata está claramente pró Hillary e, convenhamos, ele está em desvantagem. Obama versus Bill e Hillary.
Obama tem 46 anos e está atraindo a atenção dos mais jovens. Como já falei em outro post, há uma divisão geracional.
No The New York Times a filha do ex-presidente John Kennedy, Caroline, fala que ele tem o apoio dela e que é o candidato que inspira as gerações mais jovens.
Se antes achavam que Hillary era inevitável, hoje esse sentimento já não se confirma e vários analistas acham que as chances de Obama são reais de ganhar a indicação do partido. Bom, há muito caminho pela frente, mas sem dúvida foi uma grande vitória.

Nenhum comentário: